Agencia visibilidade

sábado, 25 de junho de 2016

1. Conheça seu próprio perfil

1. Conheça o seu próprio perfil 

Ao pensar em montar um negócio, deve-se levantar o seguinte questionamento: quais são os papéis que terei que exercer como dono de uma empresa? Segundo o consultor Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, existem três figuras nas quais o empresário pode se encaixar: empreendedor (que toma as decisões e define o direcionamento do negócio); gestor (que administra a empresa); e operador (que executa o trabalho). "Essas coisas nem sempre estão claras na mente do empreendedor. É importante identificar no que eu sou bom para trabalhar, pois é difícil exercer de forma eficiente as três figuras".

A primeira pergunta a ser feita é: o que eu sei fazer? "Isso vai definir como será estruturado o negócio", ressalta Cherto. Ter ciência sobre suas limitações e explicitá-las é fundamental para delinear o caminho do negócio. "Muitas vezes, a falta de competência em algumas áreas faz com que o empresário tenha que pensar na busca de um sócio que o complemente, ou seja, que seja capacitado em outras competências importantes que garantam o sucesso do negócio", diz o consultor.

Marcos Hashimoto, do Insper, diz que o autoconhecimento é crucial no momento de montar um negócio. "Quanto mais você sabe sobre você mesmo, mais você sabe onde pode pisar e onde tem que tomar cuidado". Marcelo Aidar, professor da FGV-SP, diz que, conhecer seu próprio perfil, no estágio inicial, em que se define se partir para o negócio próprio é o caminho certo, é mais importante do que a pesquisa de mercado. "É difícil enxergar as oportunidades quando não conheço direito qual é o meu verdadeiro perfil", avalia.
Aidar exemplifica com o caso de uma freqüentadora assídua de bares que resolveu montar um. "A empresária não sabia, na verdade, o que significava abrir um bar. Depois de um ano, ela fechou as portas", afirma. "É muito diferente você freqüentar um bar e gerir um bar".

Segundo o livro Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto, da Endeavor, a decisão por uma carreira empreendedora deve passar por um processo de autoconhecimento e não por uma mera comparação dos atributos pessoais com os de empreendedores de sucesso. "De uma forma geral, os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que sabem o que fazem bem e identificam o que não têm capacidade ou talento para fazer, para pedir ajuda ou para desenvolver uma habilidade"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário