Agencia visibilidade

segunda-feira, 27 de junho de 2016

2. Prepare-se: leia, busque conhecimento, estude

Ter preparo e conhecimento são condições fundamentais para garantir a abertura de um negócio. Para isso, busque leituras – livros, sites, estudos, publicações –, faça cursos sobre empreendedorismo e gestão. Hashimoto destaca que muito do medo que o candidato a empresário tem é por causa da falta de informações. "Muitos são marinheiros de primeira viagem e não sabem como dar seus primeiros passos. Quanto mais eles dominarem as informações, mais segurança terão. Esse conhecimento constante sobre o negócio é fundamental para o empreendedor. É importante estar preparado para a realidade do que é abrir um negócio", diz Cherto.
As informações ajudam a perder o medo do incerto. "Você consegue trabalhar isso identificando quais são as áreas que não domina. Por exemplo, se não sabe o que é fluxo de caixa, corra atrás de um curso a respeito do tema. Identifique as áreas que você desconhece e se capacite nelas", enfatiza Paulo Veras, ex-diretor geral do Instituto Endeavor.

Cherto cita um exemplo de uma empresa de serviços de datilografia. Uma datilógrafa recebeu um convite de seu marido para sair da empresa onde trabalhava e montar uma empresa própria de serviços de datilografia. A profissional sabia tudo sobre a expertise do negócio, pois 80% do seu trabalho significava prestar esse tipo de serviço. Ao mudar o foco para seu próprio negócio, as suas funções passaram a envolver 80% vendas e gestão. Foi aí que ela se atrapalhou, pois não tinha esse tipo de capacitação. Como empresária, ela teria que gerir o negócio e não estava exercendo bem esse papel.

"Quanto mais você se desenvolve como gestor de negócios, você fica mais seguro e preparado e isso ajuda a minimizar os obstáculos enfrentados pela empresa ao longo de sua vida", conclui Marcos Hashimoto.

Depois de cinco anos trabalhando em uma multinacional da área de consumo, André Kina partiu para vôo solo. Trabalhou durante todo o tempo em que ainda era empregado na ideia de se tornar seu próprio patrão. Fundou a 4Bio, empresa especializada em medicamentos especiais. Ao longo do tempo em que trabalhou como empregado, acumulou conhecimento sobre o melhor modo de tomar decisões. Mas, para se sentir mais seguro, saiu do emprego, foi cursar um MBA e trabalhar como consultor. "O conhecimento ajuda você a minimizar os riscos de seu plano de negócio". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário