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quarta-feira, 29 de junho de 2016

4. Explore múltiplas ideias de negócios

Ao abrir a mente e aceitar uma determinada ideia, é importante mantê-la aberta, ou seja, não permita que a ideia inicial fique restrita a um único direcionamento. "O empreendedor tem que aproveitar e explorar novas ideias, abrir seu leque de opções para minimizar os erros na criação da proposta de seu negócio", ressalta Marcelo Aidar, da FGV-SP. Pensar em canais de venda diferenciados ou em um público-alvo pouco explorado pode ser uma boa saída para o futuro negócio. "Isso agrega valor ao negócio". 


Marcos Hashimoto, do Insper, diz que explorar múltiplas ideias é uma forma de o empreendedor
 não ficar com apenas uma resposta. "Quanto mais opções, mais fácil fica a escolha". Ter uma ideia a mais traz conforto para escolher o caminho certo. "Eu ficaria mais confiante se tivesse mais de uma ideia para poder comparar e escolher". 

Em nosso país, a maioria das pessoas não faz essa exploração de ideias, de acordo com Hashimoto. "O brasileiro toma a decisão no calor do momento e não tem o costume de ir atrás de novas ideias. Ele não está acostumado a planejar e não tem tempo de buscar uma outra solução", afirma. Mas nem sempre a primeira ideia é a melhor. "Nem que custe mais tempo e mais esforço, o importante é não cair na tentação de abraçar a primeira ideia que surgir", aconselha. 

Proprietário do restaurante Josephine, em São Paulo, Jesse de Andrade era dono de um açougue quando o seu mercado começou a ficar enfraquecido. "Os supermercados dominam o setor e meu negócio foi enfraquecendo", lembra. O empresário decidiu então fechar o estabelecimento e foi buscar ideias no mercado. Andrade já tinha sua clientela – o comércio ficava em frente a um colégio de classe média alta –, e por isso pensou em seguir caminho paralelo e abrir algo ligado à alimentação. Em 2000 nasceu o restaurante, que hoje é um dos mais badalados da cidade. 

A busca por novas ideias não acabou na abertura do Josephine. Andrade exercita a máxima todos os dias. "Sou aberto para sugestões, pois sei que sempre existe alguma idéia que pode tornar meu negócio ainda melhor. Por isso procuro conversar constantemente com meus clientes para saber deles o que pode ser feito para melhorar os serviços da casa". Duas ideias já viraram realidade: a criação de comandas eletrônicas para agilizar o fechamento da conta e a instalação de campainhas digitais, que facilitam a solicitação dos serviços dos garçons da casa. 

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