Agencia visibilidade

terça-feira, 28 de junho de 2016

3. Mantenha a mente aberta

Ter a mente aberta é fundamental para ajudar a espantar o medo de abrir um negócio. "Isso ajuda oempreendedor a estar aberto para novas ideias que, muitas vezes, podem mudar o rumo planejado para um resultado ainda mais positivo", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.

Para ajudar a clarear a mente, um dos primeiros passos a serem tomados é fazer um brainstorm (ao pé da letra, tempestade de ideias), ou seja, deixar que você e outras pessoas envolvidas em criar o negócio possam livremente, sem preconceitos, falar tudo o que vier à cabeça – para só depois organizar os pensamentos. 
"Aceitar ideias de outras pessoas ajuda a se desprender daquilo que não sai do lugar", ressalta Aidar. Aceitar críticas, sugestões e ideias sem restringir o campo de exploração dessas informações é o conselho dado pelo especialista. "Muitas vezes, isso ajuda a trazer à tona uma idéia que de repente pode ser inovadora. O empreendedor fica com a sensação de como se tivesse descoberto a América".

Jamais tenha receio de expressar suas ideias, aconselham os especialistas. "E nem tenha medo de que alguém possa roubar sua iniciativa", diz Marcos Hashimoto, do Insper. "Nós sempre corremos o risco de que a ideia seja roubada, mas isso pode ser minimizado por se escolher pessoas de confiança, que agreguem informações ao nosso projeto". 

O especialista destaca que empreender não é uma atividade individual. "Empreender é uma atividade coletiva. Você não detém sozinho toda a habilitação para ser empreendedor. Se você achar que a idéia deve ser somente sua e não compartilhada, ela será limitada e com certeza terá furos. Mas se você abrir mão dessa autoria, com certeza o desenvolvimento da ideia será muito melhor. E, quando você perceber alguns tropeços, conseguirá corrigir a tempo, sem perder recursos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário